Inovação

Somos movidos pelo compromisso de levar saneamento de qualidade a todos os nossos clientes. E esse objetivo é fortemente pautado pela crença de que ‘ser diferente é um caminho para ser melhor’. É a partir dessa atitude do DNA Iguá (saiba mais) que incorporamos a inovação na realização diária do nosso trabalho e como estratégia permanente de crescimento da companhia.

Desde o primeiro momento, acreditamos que era preciso transformar o setor e para tanto criamos maneiras de promover a inovação dentro e fora da Iguá. Com o Iguá Lab, criamos justamente as pontes necessárias entre o saneamento e o ecossistema de startups com o objetivo de ajudar a solucionar desafios antigos do setor e de incorporar no nosso negócio práticas já consistentes em outros mercados. Esse pensamento também está embutido dentro da companhia, com programas internos de incentivo à inovação. É o caso do Manda Bem e do Seminário de Inovação e Boas Práticas.

Pessoas comemorando evento Iguá Lab
Logo Iguá Lab

A primeira ação de inovação aberta da Iguá com foco na construção coletiva de soluções para transformar o saneamento foi o Iguá Lab, em 2018.

Com o lançamento de desafios pautados em alguns dos problemas mais comuns do setor, convidamos startups a pensar, apresentar e promover inovação junto aos nossos profissionais e a parceiros com expertise em aceleração de ideias.

Cada edição do Iguá Lab foi coroada com um pitch day, em que as soluções mais aderentes aos desafios apresentados foram escolhidas e premiadas. O programa também foi a porta de entrada de muitos empreendedores no saneamento, que continuam prestando serviços ao setor.

Duas mulheres segurando copos

Todo o processo do Iguá Lab, especialmente a etapa de aceleração, foi muito importante para encontrarmos caminhos de como desenvolver nosso produto, elevando nossas expectativas de levá-lo ao mercado

Isabela e Flavia Vitol – Refil Me
Duas mulheres segurando copos

Nós encaramos a Iguá como um parceiro estratégico para o nosso negócio. É claramente uma empresa que investe fortemente em inovação e que tem total sinergia com o que fazemos

Felipe Vieira de Luca – Acqua Logic
Duas mulheres segurando copos

O Iguá Lab é um programa muito legal. Conseguimos ter uma abertura com a companhia que nos possibilitou uma troca muito rica de experiências e entender as necessidades de clientes do saneamento

Marília Lara – Stattus4

150

startups inscritas

+15

projetos iniciados

R$1,2 milhão

investidos em 2 anos

Ideia + inovadora

Reconhecida no PPP Awards & Conference Brazil 2018

Inovação aberta em prol do saneamento

A água é um recurso renovável, que precisa ser melhor cuidado e compreendido. O saneamento é a indústria que se baseia nesse ativo e que conduz, através de seus serviços, a disponibilização desse recurso essencial à população, bem como sua adequação para devolução à natureza após o uso. Acreditamos na melhoria contínua desses serviços e que a evolução do saneamento no Brasil é a matriz condutora de desenvolvimento econômico, social e educacional.

Por isso, iniciamos em parceria com a 100 Open Startups o Grand Challenge Saneamento: a água como serviço – um convite aberto aos empreendedores com soluções focadas em segurança hídrica, eficiência na produção e distribuição da água, coleta e tratamento de esgoto, cidades inteligentes, economia circular, customer experience, entre outros.

Mulher lavando a mão

A melhor forma de alcançar as mudanças é cocriando

Entendemos que a melhor forma de alcançar mudanças palpáveis no saneamento é cocriando. Foi assim que agregamos à nossa agenda de inovação a oferta de um curso gratuito de Design Thinking para profissionais de todo o Brasil que, como nós, acreditam que é possível solucionar problemas de forma ágil, a partir da perspectiva do cliente, e obter resultados igualmente rápido.

O esforço é escutar mais pessoas de fora e promover mais olhares para o setor “invisível”, que tem como chaga ser lembrado apenas quando há problemas ou na ausência do serviço prestado.

E, enquanto os participantes do curso ganham diferencial técnico e podem desenvolver importantes habilidades, nós ganhamos com o poder do coletivo, promovendo a valorização do setor do saneamento no Brasil.

Mulher lavando a mão

Multiplicar ideias inovadoras faz parte da cultura e do processo

Nesse evento anual que reúne profissionais de todas as operações da Iguá, colaboradores previamente selecionados compartilham projetos inovadores que têm potencial de escalabilidade e aplicação em outras operações.

Para participar, os colaboradores inscrevem seus projetos e passam por uma banca examinadora, formada por profissionais de diversas áreas da companhia. No evento, esses projetos são apresentados e avaliados por executivos da Iguá.

O Seminário de Inovação e Boas Práticas deu luz a ações inovadoras que se destacaram pela geração de eficiência operacional, pelo esforço na aproximação com os clientes e até mesmo por seu impacto socioambiental. É o caso da adoção da secagem térmica de lodo para adequar os resíduos do tratamento de água antes de seu descarte; da implementação de atendimento itinerante a clientes em diversas cidades do interior em que a Iguá atua; e do reaproveitamento de resíduos gerados pela produção de água na agricultura familiar, por exemplo.

Mulher lavando a mão

Inovar é um caminho para ser melhor

Criado em 2018, o programa Manda Bem incentiva e reconhece novas ideias e soluções desenvolvidas pelos nossos colaboradores, que tenham sido aplicadas com sucesso nas operações da companhia.

Essas iniciativas visam sempre a prática e reforço das oito atitudes do DNA Iguá. São ações do dia a dia que aplicadas às atividades administrativas ou operacionais da companhia têm resultado em otimização de custos, eficiência energética, consumo consciente e sustentabilidade. Mensalmente, os colaboradores são reconhecidos e premiados. Suas ideias são compartilhadas nos canais internos da empresa para inspirar os colegas.

Veja os depoimentos do Manda Bem nas nossas redes sociais!